quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Entrevista com Lauro Gonçalves líder de Louvor na Batista da Esperança


Olá pessoal, nós do Blog Adoradores estamos feliz por trazer até você esta entrevista abençoada, onde não só os que já acessam o blog serão abençoadas como os membros da Igreja Batista da Esperança, pois o Lauro Gonçalves, líder do louvor na igreja será mais conhecido como pessoas e não como 'o líder'.
Sejam abençoados com a matéria como nós fomos:


B.A. – Lauro, sabemos que não é de hoje a sua conversão, quando e como se deu a sua entrega a Cristo?
 Lauro –  Na verdade comecei a beber muito cedo, já aos 10 anos bebia até cair e dormia, aos 12 passei a cheirar cola, aos 14 tive um coma alcoólico. Quando adolescente líderava gangues onde morava, tinha muita facilidade para entrar nas casas e me apossar do que não era meu (roubava). Com muita perseguição a estes grupos, apanhamos muito dos policiais e de outras gangues também, várias ameaças, tive que fugir várias vezes para não ser esfaqueado. Fui morar em Belo Horizonte com uma tia minha, ela era evangélica assídua nos cultos, fervorosa na busca por Deus. Comecei a ler a bíblia e tirando todas as dúvidas com ela, com isso fui entendendo Deus. Em um sábado pela manhã, lembro-me que estava garoando,fui ler a bíblia na área e de repente senti meu coração se encher da presença do Santo Espírito de Deus, levantei-me de onde estava sentado, totalmente tomado por Deus chorando copiosamente,  comecei a gritar para os céus que eu queria esse Deus, que amava esse Deus mais do que tudo em minha vida,queria estar com Ele todos os dias. Como disse estava garoando e de repente começou a chover forte, mas nada me importava, só queria olhar fixamente para o céu e declarar amor a esse Deus tão maravilhoso.
Após alguns meses voltei para Araxá e achei uma igreja fria, acabei voltando para as gangues e com aquela vida de perseguição, mudei-me para Pereira Barreto/SP em 1988 – onde moro até hoje – fui visitar a Igreja Batista da cidade, onde encontrei uns jovens acolhedores, como Gérson e Wilson, dentre outros, uma galera que era alegre e cheia de vida, foi aí que eu me firmei de vez com Cristo.
B.A – O violão é um companheiro seu, quem ensinou-lhe a tocar?
 Lauro –  A bíblia diz que Deus capacita a quem chama. Acredito que o Espírito Santo com a sua graça foi quem me ensinou e me tem ensinado dia após dia, além de sempre buscar aprender de algumas revistas de apoio. Nunca tive um professor para me ensinar, tirar dúvidas, sempre de ouvido e por ser muito curioso e dedicado em aprender etc. 
B.A – Você toca mais algum instrumento?
 Lauro – Bateria. Toco também sem nunca ter tido aulas, só de olhar outros fazerem aprendi, mas já faz um tempinho que não exerço esta arte, por preferir o violão.
 B.A – O que poderia dizer da música em sua vida e quando ela passou a ganhar contornos de ministério?
 Lauro – Acredito que Deus ao  me criar viu algo de muito especial em mim. Pelo que fui, pelo que já fiz em minha vida, aos olhos humanos acho que jamais mereceria tanto amor da parte dele, mas a bíblia diz que ele não leva em consideração o tempo da ignorância, por isso cá estamos, temos o chamado de Cristo,  ele nos presenteia com talentos para cantar, tocar, adorar celebrar etc. Sempre curtia musicas, todos os estilos. E em todas igrejas em que passei, participava do ministério, direto ou indiretamente (banda, coral, grupos, solo).
 B.A – Hoje você é líder do louvor na IBE, como isso aconteceu e o que representa?
 Lauro – Aconteceu por necessidade, mesmo porque, em tudo sempre alguém precisa estar à frente, caso contrário nada dará certo, esta é a minha visão, sobre hoje eu ser líder. Tínhamos um outro grupo de levitas muito bom, inclusive estava sendo ventilada a possibilidade de gravar um CD, acho que não souberam lidar com isso,então o ministério se esfacelou. Foi aí que  eu e algumas pessoas abraçamos a causa e iniciamos, tendo outros como líder, mas não por muito tempo. O pastor sempre presente dando todo o suporte necessário, chegando a liderar em algumas ocasiões. Como entrara de férias, precisando viajar, me incumbiu dessa árdua e gratificante tarefa: "estar liderando", daí eu surgi como líder. E pela graça e misericórdia de Deus tenho permanecido. Também por acreditar que quem tem chamado não consegue permanecer fora da obra.
 B.A – Você já pensou em sair do ministério?
 Lauro – Sim, já. Se te disesse que não, estaria mentindo. Isso acontece quando as pessoas as quais você quer ver frutificando não reconhece o seu esforço, aquilo que você faz por elas (não que eu queira ser reconhecido ou queira glória de homens, pois  sei que importa antes agradar a Deus). Muitos "acham" que tem o chamado para o ministério de louvor, mas nem todos pagam o preço. Como meu pastor diz: cantar todos cantam até os garnizés, mas o chamado não é para  todos. Somos igual a coqueiro, no dia da tempestade, balançamos, balançamos, até relar as folhas no chão, após a tempestade você é erguido novamente por Deuse procura se manter de pé.
 B.A – Qual banda, grupo, ministério você mais gosta?
 Lauro – Cada período da minha vida é um grupo. Hoje posso dizer que estou sendo abençoado pelo Ministério Filhos do Homem, Apascentar de Louvor (Toque no Altar).
 B.A – Qual a música da sua vida?
 Lauro – Exaltado (DT2) – A Ele a Glória (DT1) – Eu Adoro (Judson de Oliveira).
 B.A – Durante a semana você trabalha no que?
 Lauro – Sou professor na rede pública de ensino, leciono História. Estou estudando o curso de Prótese, por pretender alçar novos vôos, buscar novos ares.
 B.A – Qual a sua visão sobre o crescimento da musica gospel brasileira?
 Lauro – Todo ramo de profissão tem os bons e ruins profissionais. Sabemos que é delicado falar sobre isto. A bíblia diz que todo operário é digno do seu salário, mas existem pessoas, grupos, bandas, adoradores, etc que não se importam com valores, com quando receberá por estar ministrando, abençoando outras vidas. Outras já cobram valores exorbitantes para fazer a obra, sabemos que há um custo para se deslocar a certos lugares, mas abusar não.
 B.A – Fora Jesus, em quem mais você se espelha?
 Lauro – Há pessoas que passam por nossas vidas, outras permanecem, como: Minha tia Anísia (que me ganhou para Cristo, exemplo maior de perseverança) Pastor Ataualpa (que me acolheu quando aqui cheguei, "eu todo arredio"; teve muita paciência comigo, me ensinou e aconselhou muito), Gerson (meu ex- líder de louvor, meu padrinho, meu amigo a quem muito estimo, me puxou a língua algumas vezes, mas nem por isso deixei de amá-lo, e honrá-lo) . E claro minha amada esposa – Sandra – que sem dúvidas é uma mulher de Deus, é rocha, e eu amo lidar com pessoas assim. Por esses eu daria minha vida se preciso fosse.
 B.A – O que você diria sobre a equipe de louvor que trabalha?
 Lauro – Estamos conquistando nosso espaço, nos esquecendo das coisas que pra traz ficam, olhando para Jesus autor e consumador da nossa fé. Esse grupo é fantástico, composto por pessoas que anseiam crescer, obedientes, adoradores, que tem sede de aprender, tendo o coração aberto para a obra. Por serem abertas a ouvirem a voz da liderança, tenho uma responsabilidade maior de não poder errar, porque por um comando errado posso destrui-los. (......choro.....), ISSO É MUITO SÉRIO, LEVO ISSO A SÉRIO.
 Bate Bola
Um Versículo: “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus”. ICo10.31
Seu Ministério: Minha casa/ Família
Sua família: Vivo por eles.
Um hobby: Criar passarinhos (canários belga)
Um defeito: Transparente demais, por isso sofro.
Uma Qualidade: Sincero, fidelidade aos meus líderes, amigos etc.
Uma data marcante: Meu casamento e nascimento dos filhos (dois).
Uma frase: Deus nunca fará de alguém alguma coisa antes que esse alguém se torne nada; porque é próprio de Deus do nada  fazer  alguém ou criar alguma coisa.
Adoração sincera: Muitos pensam que adorar é só cantar, levantar as mãos ou gritar glória Deus (isso é só o início). Adoração sincera é aquela que você se esquece de tudo e não se importa com as coisas ao seu redor, olhando sempre pra Cristo, é aquela que você não precisa de alguém te pedir encarecidamente para leventar as mãos, ou fechar os olhos e se conectar com o Trono da Graça, isso deve ser espontâneo, é ir livremente a outra dimensão, bem pertinho do próprio Deus.
Ministério de Louvor IBE: Minhas ovelhinhas queridas, com os quais jamais posso falhar.
 B.A – Deixe um recado para os leitores do Blog Adoradores. E desde já agradecemos a disponibilidade.
 Lauro – Meu recado é que cada um se coloque diante de Deus, na dispensação dele e deixe que o Espírito Santo o conduza para aquilo que Ele tem para você, com relação a ministério. Porque como disse anteriormente, muitos acham que tem chamado para levita, mas quando percebe que ali não é o seu lugar, fica frustrado, achando que todos são culpados por isso. Lembrando sempre que Deus deu uns para apóstolos, profetas, pastores, mestres e evangelistas.... Ef.4:11

Blog Adoradores tem o prazer de ter trazido esta entrevista e aguardem, semana que vem tem com Edson Fernando Leovegildo Alves - líder de Intercessão da igreja.


Um comentário:

soninha disse...

Achei muito interessante a entreveista com Lauro, não conhecia este lado dele s/ Cristo, um testemunho de atitude de mudança verdadeira,é isso aí, fazendo o que é certo p/ os olhos de Deus é fazer diferença neste mundo.