sábado, 22 de setembro de 2012

Papiro antigo encontrado com inscrições sobre a 'esposa de Jesus'



Um achado arqueológico de apenas alguns centímetros pode reviver o debate e insuflar polêmicas sobre a vida de Jesus e as teorias de ele ter sido casado.
O papiro foi encontrado pela historiadora eclesiástica da Universidade Harvard Karen King. O trecho escrito em copta (antigo idioma egípcio que usa caracteres gregos)  diz: “Então, Jesus disse a eles: eis a minha esposa”. O texto foi apelidado de “Evangelho da esposa de Jesus”.
Mas a tradição cristã contraria veementemente esta tese, que ganhou o mundo com o livro “O Código Da Vinci”, de Dan Brown.
A tradição cristã sempre sustentou que Jesus não era casado, embora não exista evidência histórica para respaldar essa tese”, disse Karen durante uma palestra em Roma, nesta terça-feira (18).
O fragmento veio de um evangelho apócrifo e teria sido escrita no século IV, mas provavelmente é uma cópia de um texto anterior feito por volta de 150 d.C.
Karen porém já adiantou que a referência não constitui prova de que Jesus Cristo tinha uma esposa, segundo um trecho publicado no site da Harvard. Mas se o papiro realmente datar do século 2 d.C., ele indica que o questionamento sobre se Jesus era ou não celibatário é antigo: remonta ao 150 após a sua morte.
Segundo a Veja, o papiro estava em poder de um colecionador de artefatos históricos, que não foi identificado. A pesquisadora inicialmente desconfiou da autenticidade do documento mas renomados papirologistas e especialistas em copta confirmaram sua autenticidade.
A pessoa a quem pertence o papiro ofereceu doar o fragmento a Harvard se a universidade concordar em comprar parte de sua coleção. Segundo Karen King, a entidade educacional está considerando a possibilidade.
Fonte: Gospel +

Nenhum comentário: