quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Sites Cristãos fazem suas indicações no Troféu Promessas



A promessa de uma premiação que pudesse reconhecer e gerar credibilidade à música gospel consolidou-se ano passado com o Troféu Promessas que chega à sua segunda edição mobilizando e levantando a poeira da fonografia cristã no Brasil. A primeira edição deixou um saldo positivo e, este ano, temos dez categorias com vinte indicados em cada uma (exceto na categoria Melhor Ministério com apenas dez). Mais de 1200 projetos foram inscritos na tentativa de faturar o alvo dos holofotes do gospel e, desde o dia 28 de agosto, a lista de indicados foi divulgada e as votações começaram. Duas novidades este ano: uma categoria para Melhor CD Pentecostal, que foca apenas esse gênero, e outra chamada Pra curtir, que reconhece os projetos independentes lançados Brasil a fora. Essa última, de maneira bem democrática, registra os votos abertamente por meio de curtidas no Facebook.

Talvez o dilema mais interessante do Troféu Promessas seja o motivo pelo qual os artistas e projetos são indicados, e ainda mais, o que os levam a ganhar os prêmios: a qualidade de suas produções e performances ou o apelo popular? Sendo um ou outro, quem decide isso também é você aí que lê essa matéria, somado a todas as outras pessoas que estão votando. Para entender melhor a construção dessa premiação e também salientando quão ousada nossa música se porta neste novo século, alguns representantes das principais mídias gospel se uniram para comentar sobre seus indicados e seus motivos:

Rafael Ramos: Editor-chefe do Gospel no Divã

- Revelação: Daniela Araújo
A cantora trouxe um diferencial à música gospel em meio à enxurrada de mesmices que nosso mercado estava saturado a ver e ouvir. Mais do que ser a esposa de Leonardo Gonçalves, Daniela foi além e conseguiu fazer seu nome no mercado, principalmente entre aqueles que curtem um estilo mais alternativo e com letras mais poéticas.
- Melhor Vídeo Clipe: “Milímetro” by Daniela Araújo
Com cenas gravadas na Europa sob a direção de Lucas Motta – um dos novos expoentes da indústria audiovisual – Daniela surpreendeu com o segundo clipe da carreira. Depois de Guia-me que foi dirigido por Hugo Pessoa e traz uma produção mais simplista, Milímetro surpreende pela estética e por “mudar a lógica” invertendo a ordem dos acontecimentos, algo semelhante ao que é visto no clipe The scientist do Coldplay.
- Melhor Música: “Me ama” by Diante Do Trono
Depois do que vimos na primeira edição, a categoria decepcionou um pouco este ano ao trazer regravações e até músicas que já concorrem no finado Troféu Talento. Em meio a isso, Me ama do Diante do Trono mostra-se uma forte concorrente e, pela primeira vez, o ministério de louvor concorre com uma música que não é o título do CD. Interpretada à exaustão nas rádios e pelo público, a versão repetiu o sucesso da original How He Love us na voz do Jesus Culture.
- Melhor Ministério: Ministério de Louvor Diante do Trono
É inegável a popularidade do ministério que completa 15 anos e carrega em si uma história de sucesso. O grupo foi um dos primeiros artistas nacionais a promover megas gravações dentro do cenário gospel mobilizando multidões e oferecendo grandes estruturas. A gravação do CD Creio (forte candidato ao ano que vem) e a vitória na mesma categoria no ano passado mostram o porquê que eles mereceram estar entre os indicados.
- Melhor Grupo: DiscoPraise
O grupo de Brasília conseguiu presentear o público com um excelente CD misturando o pop dançante com canções de adoração e carrega uma história movida por inovações e sempre buscando fugir do lugar comum. Prova cabível está na mobilização que conseguiram com Altos montes, considerado o primeiro clipe colaborativo no cenário gospel, e o mesmo se repetiu em suas produções seguintes.
- Melhor DVD/Blu-ray: “Uma história escrita pelo dedo de Deus” by Thalles Roberto
Thalles dispensa apresentações e a gravação do segundo DVD do cantor já diz por si mesma a grande chance de que esse venha ser o eleito do ano. Com um palco em formato 360º, algo já visto em shows internacionais da banda U2, o cantor mostrou sua potência vocal e o que fez com que ele se tornasse um dos grandes nomes do mainstreaming cristão.
- Melhor CD Pentecostal - “Louve e adore” by Michelle Nascimento
Sem dúvida essa é umas das categorias melhor equilibradas da edição aliando antigos e novos representantes do segmento mais popular do cenário nacional. Michelle já faz parte de uma família conhecida pelo gênero pentecostal e, em seu primeiro disco pela MK Music, ela conseguiu mostrar amadurecimento e sua afirmação na raiz pentecostal aliado a belas canções pop e de adoração.
- Melhor CD: “Uma história escrita pelo dedo de Deus” by Thalles Roberto
Semelhante ao DVD, o disco consegue transportar o ouvinte para dentro do Chevrolet Hall tamanha a qualidade da captação de áudio e faz com que você tenha um show dentro de seu CD player.
- Melhor Cantora: Daniela Araújo
Como já mencionei anteriormente, Daniela chegou e conseguiu sacudir as estruturas do meio gospel e provar que música evangélica de qualidade não se limita a palavras repetidas, arranjos pomposos e que o velho ditado de que “menos é mais” se aplica também à música.
- Melhor Cantor: Leonardo Gonçalves
Depois de um projeto audacioso ao lançar um CD totalmente hebraico no mercado brasileiro, Leonardo gerou grande expectativa com seu primeiro disco em português pela Sony Music Gospel. A campanha feita pela gravadora massivamente nas redes sociais fez com que o CD conseguisse um grande feito em ser o primeiro produto gospel a figurar em primeiro lugar no iTunes e destacar ainda mais o ministério do cantor.
- Pra Curtir: Marcela Taís
Se comparado à Daniela Araújo, Marcela Taís é outro grande nome que veio espantar o marasmo do nosso mercado ao unir folk e blues sem cair no evangeliquês. Ela mostrou que falar e cantar sobre Deus pode ser possível através de uma linguagem simples e contemporânea, além de presentear-nos com clipes com bela estética. Um nome para o qual as gravadoras devem atentar e que futuros levitas podem se espelhar sem medo.

Cristina Lopes: Colunista do Noticias DT

- Revelação: Hélvio Sodré
Podemos perceber que o cantor é um dos que vieram para revolucionar a música gospel com seu estilo irreverente de cantar e originalidade em produzir canções que fogem do padrão clássico utilizado. O cantor passa vários contrastes na sonoridade, indo de encontro a canções mais pensadas as suaves.

- Melhor Vídeo Clipe: “Treme, Treme, Treme” by DiscoPraise
Diferente dos vídeos clipes gospel, o clipe Treme, Treme, Treme foge totalmente do padrão que estamos acostumados a ver. Utilizando recursos tecnológicos para a criação que se baseia em um jogo de videogame onde seus integrantes viram personagens do game e tem o objetivo de vencer o Mal.
- Melhor Música: “Me Ama” by Diante do Trono
O Diante do Trono na sua atual formação ganhou uma roupagem mais atual e fazendo parte deste novo tempo a música Me Ama, que na verdade é uma versão da música How He Loves Us, do cantor e compositor Mark McMillan. Me Ama é um grande sucesso nas rádios gospel de todo o Brasil chegando a ficar até uma semana em primeiro lugar como uma das músicas mais tocadas.
- Melhor Ministério: Ministério de Louvor Diante do Trono
Na mesma categoria que a do ano passado onde conquistaram o troféu, o Diante do Trono é um forte candidato a levar o troféu novamente. Sendo um dos ministérios mais conhecidos no Brasil por sempre mobilizar grandes caravanas em suas gravações e reunir mais de 1.000.000.00 de pessoas em um só lugar, o Diante do Trono ao longo destes 15 anos vem conquistando espaço na mídia secular.
- Melhor Grupo: Coral Resgate
O grupo tem estilo, performance e, o principal, vozes que me fazem arrepiar até os fios de cabelo. Percebe-se que é desenvolvida uma influência americana sobre o grupo, lembrando aqueles grandes corais das igrejas tradicionais dos EUA. O grupo possui também características próprias no seu modo de cantar e o carisma tira qualquer um do tédio e da mesmice.
- Melhor DVD/Blu-ray: “Sol da Justiça” by Ministério de Louvor Diante do Trono
Apesar da gravação quase ir literalmente “por água a baixo” devido ao tempo ruim em Natal, nada os fizeram desanimar. O segundo tempo da gravação foi no Teatro Riachuelo, onde as pessoas puderam relembrar algumas músicas que fizeram parte da história do DT. Abrindo um novo tempo no Ministério, o DVD Sol da Justiça deixa de lado o estilo clássico e se arrisca em arranjos voltados mais ao pop-rock e se renovando musicalmente.
- Melhor CD Pentecostal: “Meu milagre” by Jozyanne
Categoria de difícil escolha por possuir os mais conhecidos do estilo, Jozyanne diferencia-se dos demais com o álbum Meu Milagre com uma influência do pop-rock e conquista até aqueles que não curtem o estilo pentecostal.
- Melhor CD: “Glória e Honra” by Nívea Soares
Nívea Soares ousou na excelência pela masterização do CD que foi feita por Chris Athens no Sterling Sound NY, um dos responsáveis por nomes como Coldplay e Michael W. Smith. Com uma sonoridade incrível e indiscutível, o CD chama atenção pelos arranjos bem elaborados e atingiu a excelência não deixando nada a desejar e surpreendendo todos que ouvem.
- Melhor Cantora: Nívea Soares
Ex-backing do Diante do Trono, logo se destacou pelo seu lindo timbre, sendo atualmente uma das mais belas vozes do gospel. Nívea Soares vem se destacando com o mais recente álbum Glória e Honra que em pouco tempo ganhou disco de ouro pela vendagem de 40 mil cópias.
 - Melhor Cantor: Leonardo Gonçalves
Com um belo tempo de caminhada na música gospel, fazendo parte de uma família de músicos o cantor Leonardo Gonçalves mostra que a música já esta no seu sangue. Ele se destaca por sua voz doce e suave que traz para quem ouve suas canções uma paz e tranquilidade. Sem dúvida, hoje em dia é uma das mais belas vozes masculinas.
- Pra Curtir: Marcela Taís
Posso resumir em três palavras: qualidade, excelência e inovação. A Marcela Taís faz parte desse time que a cada dia surpreende com melodias em formas de poesias para levar a mensagem cristã. Nesses meses levou grande destaque nas redes sociais por causa do clipe Escolhi te esperar que em poucos dias ultrapassou os 16 mil views no YouTube.

Roberto Azevedo: Editor-chefe do Super Gospel

- Revelação: Daniela Araújo
Eu não entendo muito estas categorias. Hélvio Sodré, Talita Pagliarin, Amanda Ferrari, Storge 2 e Ariely Bonatti já estão no mínimo no segundo projeto e portanto, se encaixariam em várias outras categorias, menos na de Revelação. Na minha opinião, a revelação é a brasiliense Marcela Tais, mas como ela não esta nesta categoria vou deixar registrado que eu curto a dupla Dan e Daniel, pois de todos os projetos de sertanejo universitário que foram lançados, o deles é o único que mantém o estilo do início ao fim, tendo em vista que os outros lançamentos do gênero mesclam canções de ritmo pentecostal no repertório. Também tenho curtido muito o repertório do Geraldo Guimarães que lançou um álbum bem coeso, mas meu voto vai para Daniela Araújo que surpreendeu em seu primeiro projeto solo.
- Melhor Vídeo Clipe: “Milímetro” by Daniela Araújo
O clipe Bom dia foi lançado oficialmente depois da data limite para os concorrentes de 2012. Nada pode quebrar é um vídeo editado usado como divulgação do DVD Aliança. Gostei muito de O ladrão em mim, Treme, treme, treme e Novo, que são vídeos acima da média em relação ao mercado gospel com seus takes ao vivo ou em estúdio, mas Milímetro, de Daniela Araújo, é imbatível.
- Melhor Música: “Maravilhosa Graça” by Geraldo Guimarães
Outra coisa que não concordo é a inserção de versões e regravações de hinos antigos na categoria de melhor música, sendo assim, Agnus Dei, Me ama, Alto preço, Sabor de mel e Canta minh’alma estariam descartadas. Eu acho bacana a pegada pop que Leonardo impôs na canção Novo, mas meu voto vai para Maravilhosa Graça, de Geraldo Guimarães.
- Melhor Ministério: Ministério de Louvor Diante do Trono
Pela história e relevância o meu voto vai para o DT, que apesar de toda popularidade já alcançada, marcou presença com a renovação de sonoridade do seu 14º trabalho.
- Melhor Grupo: Resgate
Usando o mesmo critério da categoria anterior, meu voto vai para a Banda Resgate que mantém fôlego e musicalidade após mais de duas décadas de ministério.
- Melhor DVD/Blu-ray: “Uma história escrita pelo dedo de Deus” by Thalles Roberto
O DVD do Thalles leva essa pelo conjunto da obra que vai desde o repertório e musicalidade do cantor, até a estrutura montado pela Balaio Produções, passando pela interatividade do público presente no evento.
- Melhor CD Pentecostal: “Damares ao vivo”
A primeira pergunta é: O que o CD Eu acredito do Voz da Verdade está fazendo nesta relação? Fora isso, eu não curto muito este estilo e, entre os projetos que cheguei a ouvir, achei bacana o show ao vivo da Damares.
- Melhor CD: “Ao vivo na igreja” by Marcus Salles
Glória e Honra (Nívea Soares) e Essência (Jotta A) são dois discos que ouço várias vezes sem cansar, mas o álbum do Marcus Salles é o que mais tem tocado no meu carro e em casa este ano.
- Melhor Cantora: Daniela Araújo
Eu aprecio ouvir a voz de Nívea Soares e Heloísa Rosa, mas meu voto vai para Daniela Araújo, não só pelas belas interpretações, mas também pelas composições.
- Melhor Cantor: Leonardo Gonçalves
Apesar do carisma de André Valadão e Davi Sacer, da potência vocal do Thalles e das técnicas de Baruk, neste quesito Leonardo Gonçalves é imbatível.
- Pra Curtir: Marcela Taís
Essa nova categoria possui nomes interessantes como o folk de Bruno Branco e o blues de Felippe Abreu, mas a linguagem simples, objetiva e moderna de Marcela Tais faz como que ela seja a grande revelação no mercado gospel no momento.

Alexandre Pereira: Editor do Blog Alexandre Pereira

- Revelação: Jotta A
O jovem revelado no concurso musical mais famoso do Brasil mostrou toda a sua essência no seu primeiro álbum sabendo utilizar sua voz para passear pela black-music, pop e adoração sem perder a identidade que mostrou durante o programa que o consagrou na música.
- Melhor Videoclipe: “O ladrão em mim” by Livres para Adorar
O diretor Hugo Pessoa traz em sua concepção ares sombrios em muito cinza para a canção com cenas gravadas na Europa com destaque para a interpretação de Juliano Son que prende a atenção do telespectador até o fim.
- Melhor Música: “Me Ama” by Diante do Trono
A versão de Ana Paula Valadão se tornou um dos maiores hits gospel da atualidade. Hit nas principais rádios do Brasil e em participações do Diante do Trono em programas como Caldeirão do Hulk (Rede Globo), Programa Raul Gil (SBT) e, por último, O maior brasileiro de todos os tempos (SBT).
- Melhor Ministério: Diante do Trono
Quase que unanimemente ouvir-se-á que o Diante do Trono é o melhor Ministério de Louvor do Brasil. São 15 anos de uma história de conquistas com CDs e DVDs que abençoaram milhares de vidas e causaram discussões infindáveis entre os críticos da música gospel e carrega em sua trajetória números que nenhum outro ministério brasileiro bateu. Embora tenha passado por momentos difíceis diante das críticas recebidas após tantas mudanças, o ministério mostrou que tem mais força que nunca durante a gravação do seu 15º álbum.
- Melhor Grupo: Discopraise
O grupo brasiliense foi um dos que mais se desenvolveu nos últimos anos. Sempre inovando e apresentando canções, ritmos e tendências novas para a música gospel, o grupo de Clayton O’Lee está estre os artistas pop do mundo gospel que mais de destacam e criam trabalhos com qualidade.
- Melhor CD: “Aliança” by André Valadão
A volta de André Valadão aos discos conceituais faz deste álbum um recomeço de sua carreira. Saindo de toda aquela atmosfera séria do disco Minhas canções, André Valadão volta com muita cor e coloca o arco íris como o símbolo do seu novo trabalho. As canções mostram uma história de amor, esperança e misericórdia e seguem uma linha tênue do inicio ao fim. O disco traz bem definidas as linhas de cada instrumento e a voz do cantor, além da captação de toda a atmosfera da Lagoinha que interagiu ativamente com o cantor durante as ministrações.
- Melhor DVD/Blu-ray: “Vai brilhar” by Mariana Valadão
O primeiro trabalho ao vivo de Mariana Valadão se destaca em diversos aspectos desde a seleção das músicas à produção de cenário e edição final. A produção musical de Ruben di Souza buscou o máximo de cada música e esforço total da cantora e da banda. A participação do público durante gravação mostra a força da popularidade da cantora. A edição final da Balaio Produções em nada desmerece a prestígio de Mariana e de sua música que reuniu um grande público em sua gravação mesmo esta acontecendo no meio da semana.
- Melhor CD Pentecostal: “Misturado com Deus” by Sandro Nazireu
Após o sucesso da canção Evangeliza, Sandro Nazireu voltou ao cenário gospel com um novo disco simples e popular. Com sua sanfona e demais instrumentos tipicamente nordestinos, Sandro Nazireu investiu em um disco com temas voltados para o público pentecostal como vitória, adoração, azeite, vaso, Homem de Branco e outros jargões cotidianamente usado pelos pregadores e cantores pentecostais em suas igrejas, mas sem aquele ar muitas vezes “piegas” dos cantores pentecostais que crescemos ouvindo.
- Melhor Cantor: Thalles Roberto
Mostrar sua personalidade com tanto caráter fez de Thalles um dos maiores ícones da música gospel nacional. Seus sucessos são alvos de imagens para o facebook, que é a rede social de maior destaque no momento, seus jargões invadiram o twitter em forma de Hastags (#Dos3, #Pessão), e seu carisma tem conquistado o público de diversas vertentes e denominações cristãs. Uma voz singular, talento nato para a música e presença forte fazem de Thalles um grande referencial para novos e velhos músicos cristãos e não cristãos.
- Melhor Cantora: Jozyanne
A indicação de Jozyanne à categoria de melhor cantora deste ano foi muito bem vinda, pois a cantora apresentou um CD muito forte que explorou ao máximo o seu potencial musical e pôde enfim apresentar um álbum que tivesse um alcance nacional e fizesse o nome da cantora lembrado por todo o Brasil.
- Pra Curtir: Marcela Taís
Se for pra diferenciar na música tem que ser feito com estilo e originalidade e por isso o nome Marcela Taís vem à minha mente com tanta naturalidade. Com voz suave e um carisma sem igual, aos poucos alcançou espaço em um público tão acostumado com músicas cheias de religiosidade e de espiritualismo.

Alex Eduardo: Manager do CasaGospel.com

- Revelação: Daniela Araújo
Enfim a música cristã brasileira ganhou um nome que pode sim fazer história pela qualidade apresentada em seu álbum de estreia e em uma das maiores gravadoras, coisa que é difícil em grandes gravadoras porque o foco é a massa e a cantora não é para a massa é para um nicho seleto que pode com o tempo ganhar a massa.
- Melhor Vídeo Clipe: “Milímetro” by Daniela Araújo
A ideia do clipe, a qualidade e a música foi algo sensacional e nos prende do começo ao fim. Pelo conjunto apresentado merece sim destaque, algo inovador e quase único na música cristã.
- Melhor Música: “Me ama” by Diante Do Trono
Foi a categoria que menos gostei e em meio a tantas canções tive que escolher uma versão a ser votada como melhor música do ano.
- Melhor Ministério: Ministério de Louvor Diante do Trono
O ministério é o mais popular e o mais organizado que eu conheço e, em 15 anos de existência, conseguem visibilidade até hoje.
- Melhor Grupo: Ao Cubo
O Ao Cubo segue um estilo diferente de outros nesta categoria, mas pra mim é o grupo que mais se destacou no período. A criatividade deles é ótima e conseguiram destaque tanto em mídia cristã como secular.
- Melhor DVD/Blu-ray: “Uma história escrita pelo dedo de Deus” by Thalles Roberto
Thalles vem se mostrando um grande nome da música cristã pelo fato de o DVD te prender do começo ao fim com um repertório excelente, com um público vibrante, com um palco 360° merece ganhar nesta categoria, e também pela vendagem deste DVD.
- Melhor CD Pentecostal: “Meu Milagre” by Jozyanne
Ela consegue melhorar seu repertório a cada CD. Mesmo nós sabendo que ela fará um CD parecido com o anterior, ela consegue incluir elementos que nos farão amar o seu álbum e acabou criando uma característica muito forte como pentecostal congregacional.
- Melhor CD: “Glória a Deus” by Diante do Trono
É um dos melhores CDs que a Gateway Church já gravou e o DT nos presenteou com o CD inteiro em português fugindo um pouco do que o DT nos apresenta, mas é o melhor álbum que colocaram na categoria: um CD que dá pra ouvir do início ao fim.
- Melhor Cantor: Leonardo Gonçalves
Voto nele simplesmente pelo fato da preocupação que o cantor tem em reunir um excelente repertório dentro de suas características. Mesmo não buscando a massa ele ganha a massa com o seu som. Em suas apresentações ao vivo ainda precisa crescer e ser mais espontâneo, mas é sim o melhor cantor também na questão de vocal.
- Melhor Cantora: Lydia Moisés
Nesta categoria foi até um pouco mais difícil escolher porque temos excelentes cantoras em todo o seu conjunto, mas Lydia consegue reunir uma excelente voz, repertório único, simpatia, acessibilidade, profissionalismo e além de tudo ganhar destaque sendo independente. Por isso o meu voto vai a esta cantora.
- Pra Curtir: Marcela Taís
Ela é independente e merece destaque. Pra mim ela poderia muito bem entrar na categoria Revelação. A criatividade, a força de vontade, e a qualidade apresentada pela cantora merecem destaque, sem contar os clipes. Cada um melhor que o outro poderia também ter participado como Melhor Vídeo Clipe.

Danilo Andrade: Editor do Gospel Músikas

- Revelação:
Aqui é impossível ignorar a presença do Para Nossa Alegria. Que a dupla conseguiu fazer o inacreditável este ano, isto é um fato, mas revelação do ano, realmente superou todas as barreiras do improvável. Outro detalhe aqui é a presença de artistas com vários álbuns lançados antes de 2012. Certamente segue favorito o cantor Jotta A, vencedor do Jovens Talentos que, além de ter alcançado grande número de vendas com o seu Essência, possui milhares de fãs adolescentes que devem estar madrugando no PC.
- Melhor Vídeo Clipe:
Milímetro de Daniela Araújo merece destaque por ser um trabalho diferenciado, na contramão do “mais do mesmo”. Treme, treme, treme do DiscoPraise, apesar de simples, é bastante criativo.  Como é o público que vota, temos ainda como favoritos Jotta A com Agnus Dei e Regis Danese com Tu podes além do extinto Voices com Aguenta Firme que, mesmo longe de ser o melhor clipe do ano, conta com a popularidade das cinco Ex-Voices.
- Melhor Música:
É estranho ver canções regravadas e cantores concorrendo com mais de uma canção deixando outras de igual ou maior importância de fora. Além dos clássicos que independente de canção só o nome pode fazer ser finalista, merece destaque o sertanejo universitário que estourou com tudo este ano com Boas notícias de Jonas Maciel e Chuva de poder de André e Felipe.
- Melhor Grupo:
Pela obviedade da categoria Melhor Ministério, saltemos para Melhor Grupo, destacando o som do Ao Cubo que, usando letras fortes através do rap, um ritmo pouco usual no meio gospel faz um trabalho diferenciado quebrando barreiras do preconceito ainda acentuado neste meio.
- Melhor CD Pentecostal:
Apesar de não ter repercutido tanto, Ao som dos louvores é forte candidato, além do Meu milagre de Jozyanne. Levante tua voz de Wilian Nascimento também merece destaque com uma variedade de estilos e a personalidade e potência vocal impressionantes do cantor que passeia por cada um com propriedade.
- Melhor CD:
Além da popularidade alcançada por Thalles Roberto, que vem com o sucesso Uma história escrita pelo dedo de Deus, temos o Essência de Jotta A, e Princípio e Fim de Leonardo Gonçalves, primeiro CD gospel a ocupar o 1º lugar dos mais vendidos no iTunes.
- Melhor Cantora:
É impossível escolher uma favorita. Como vantagem, Aline Barros possui a vitória da edição anterior. Aqui fica óbvio que o nome é mais importante que o atual trabalho desenvolvido pelas cantoras.
- Melhor Cantor:
Em melhor cantor, assim como em melhor cantora, vai pesar mais o nome do que o trabalho atual. Com isso as celebridades certamente levarão vantagem, mas vale ressaltar o belo trabalho de Leonardo Gonçalves, Paulo César Baruk e Wilian Nascimento.
- Pra curtir:
Uma das (poucas) novidades desta edição, temos a legião de independentes. Destes, destaco e lamento a presença de Marcela Taís com o seu Cabelo solto, seu lugar é entre as revelações. Enfim... Bruno Branco vem trazendo uma nova musicalidade à música gospel também é um forte nome na categoria.

Ana Paula Lopes: Colaboradora do Portal Gospel News

- Revelação: Jotta A
Com um CD muito bem produzido e com muito bom gosto da escolha das canções, Jotta A fugiu do estereótipo de CD adolescente mostrando uma maturidade musical pouco vista em um garoto com sua idade. Talento, bom gosto e um trabalho bem executado fizeram do CD Essência uma das grandes surpresas do ano.
- Melhor Vídeo Clipe: “Milímetro” by Daniela Araújo
Com cenas gravadas na Alemanha e Suíça, Milímetro estreia uma nova estética vanguardista para o gospel com as cenas acontecendo em reverse. Com produção, fotografia e direção impecável, nada em 2012 foi tão bem feito no cenário gospel.
- Melhor Música: “Novo” by Leonardo Gonçalves
Composição de Tiago Arrais, a letra e a música são a demonstração de que o gospel não precisa ser o mais do mesmo. A letra poética combina em perfeição com a poesia que mora na voz de Leonardo Gonçalves. Uma das poucas surpresas entre as concorrentes.
- Melhor Ministério: Ministério de Louvor Diante do Trono
Imbatível há 15 anos fazendo a diferença entre os ministérios de louvor tão parecidos entre si, mobiliza multidões onde quer que seja realizada a gravação. A grande surpresa do Diante do Trono foi que, com tantas mudanças recentes, não perdeu a qualidade.
- Melhor Grupo: Livres para Adorar
Além de boa música, o Livres tem seu diferencial nas ministrações de Juliano Son. Infelizmente a ministração não esteve presente no último CD do grupo, mas foi mais um belo trabalho e o grupo merece destaque.
- Melhor DVD/Blu-ray: “Uma história escrita pelo dedo de Deus” by Thalles Roberto
O trabalho fala por si... Não me recordo de um fenômeno gospel parecido. Thalles arrebata multidões por onde passa, a qualidade vocal e musical é inegável e o time que o acompanha é de primeira. A produção do DVD não é espetacular, mas muito bem feita e a música de Thalles faz toda diferença.
- Melhor CD Pentecostal: Não opinou
- Melhor CD: “Uma história escrita pelo dedo de Deus” by Thalles Roberto
Letras simples, mas que tocam o coração e contagia de tal forma que é impossível escutar e não sair do chão com Thalles. Empolgante, arrebatador e ungido.
- Melhor Cantora: Fernanda Brum
Gosto de fugir do mais do mesmo, porém meu voto justifica-se, pois em Glória in Rio, Fernanda Brum surpreendeu e fez algo diferente. E claro, é inegável a qualidade vocal de Fernanda ainda insuperável no gospel.
- Melhor Cantor: Leonardo Gonçalves
Léo é inegavelmente surpreendente, qualidade vocal pouco vista não só no gospel como fora dele. Como mencionei antes, Leonardo Gonçalves tem a poesia na voz e o bom gosto na escolha de seu repertório aliado à produção de qualidade, sempre presente em seus trabalhos o que faz de Léo o melhor ontem, hoje e talvez sempre.
- Pra Curtir: Bruno Branco
Talento e personalidade musical com um cuidado com o material produzido é um nome que com certeza merece destaque e vamos ainda ouvir falar muito dele.

Charles Souza: Editor do Blog Adoradores

- Revelação: Daniela Araújo
Essa cantora com uma voz doce e ao mesmo tempo forte pode ser comprada a um vento que chega com suavidade e depois se torna impetuoso. Ela trouxe para a música gospel um novo estilo, uma maneira de adorar que antes não se tinha mais intimista, uma nova perspectiva de se achegar a Deus, o nosso Criador.
- Melhor Vídeo Clipe: “Aguenta Firme” by Voices
Uma produção que não traz grandes ângulos ou grandes perspectivas, mas que trabalha o lado da emoção, uma área da vida humana que nos traz recordações de tantos momentos jamais esquecidos. Trabalhar emoções tão fortes em um clipe, mostrar nos enquadramentos a dor das pessoas na perda de seus entes queridos é digno de ser tido como uma das melhores coisas já produzidas.
- Melhor Música: “Me Ama” by Diante do Trono
Essa é a música que realmente veio dar um up para o ministério que para alguns estavam sem nenhum grande sucesso desde o disco Preciso de Ti. Marcando um novo começo para o grupo que passou por uma reformulação, essa música mostrou que o Diante do Trono nunca deixou de ser um dos maiores ministérios de toda história do Brasil.
- Melhor Ministério: Ministério de Louvor Diante do Trono
Não tem como negar que esse não seja o maior e melhor grupo de toda história do cenário gospel no Brasil. Com mais de 15 anos de existência, marcou gerações, influenciou muito as composições nacionais e outros grupos e ministros que foram surgindo. A cada gravação realizada pelos Estados do país é como se eles parassem todos para ficarem atentos e verem as noticias relacionadas ao evento.
- Melhor Grupo: Trazendo a Arca
Esse grupo que passou por tantos desafios, conseguir se manter ainda como um dos que tem uma produção musical muito alta é algo respeitoso. Embora sofrendo com algumas saídas de integrantes importantes, ter suas canções como marca de músicas que falam de prosperidade e milagres, faz com que seja algo único no mercado gospel, um grupo que sabe trazer para vida cantada (música) a teologia da prosperidade sem que julgada como a errada. Um grupo que trabalha bem, mesmo debaixo de tantos escândalos, é merecido respeito.
- Melhor DVD/Blu-ray: “Sol da Justiça” by Diante do Trono
Um DVD que mostra toda a mudança do grupo e a chegada da galera jovem revelando seus talentos musicais ao lado de uma das maiores líderes de louvor do Brasil. Uma gravação marcada por tantos imprevistos, mas com um diferencial: a presença dos ex-integrantes para ministrar e ajudar no que precisarem.
- Melhor CD Pentecostal: “Damares ao Vivo” by Damares
Depois de Cassiane e Eliane Silva no meio pentecostal, digamos que Damares seria a nova Lauriete para os pentecostais. A visibilidade que ela conquistou no mundo pentecostal é mostrada neste álbum e é difícil um cantor deste segmento musical gravar ao vivo e ela encarou e fez bonito. Merece esse título de melhor CD com canções que expressão todo o contexto do gênero musical.
- Melhor CD: “Glória a Deus” by Diante do Trono
Um álbum que trouxe ao Brasil canções belíssimas através da parceria do Diante do Trono com a Gateway Church dos EUA. O mais interessante é que, por serem canções americanas, são músicas com letras e arranjos universal.
- Melhor Cantora: Nívea Soares
A cada novo álbum é revelado uma nova cantora. Desde a adoração, passando pelo pop, pop-rock e acústico. Com poucas palavras, não há muito que se falar da Nívea, uma cantora completa.
- Melhor Cantor: Paulo César Baruk
Baruk é um cantor que traz consigo uma força, um diferencial comparado a Daniela Araújo. Ele tem seu método próprio de adorar a Deus e consegue fazer com que coisas simples da vida humana sejam vista de uma perspectiva melhor fazendo uma releitura do dia-a-dia e canta de uma maneira que te transporta ao um lugar que só existe Deus e você com qualidade e potência vocal.
- Pra Curtir: Não opinou

Renan Lima: Editor-chefe do Virtual Gospel

- Revelação: Dan e Daniel
Dan inicialmente formava dupla com Willian, que faleceu no dia 10/06/2011, três dias depois de tratarem na MK Music os detalhes para a assinatura do contrato. Dan deu a volta por cima e formou dupla com o amigo Daniel, formando assim Dan e Daniel. Atualmente, a dupla é uma das representantes do que chamamos de sertanejo universitário só que gospel. O som é contagiante e com letras fáceis, suas canções tomaram o gosto do público como: Coração pra Deus, Deus vai fazer chover e É Fantástico. Dentre as revelações, a dupla leva meu voto e indicação.
- Melhor Vídeo Clipe: “Milímetro” by Daniela Araújo
Em minha primeira análise, eliminei os clipes que foram retirados de partes do DVD, depois eliminei aqueles em que a música não favoreceu para que fosse feito um clipe e, por último, aqueles em que a produção foi bem abaixo. Nisso cheguei a quatro opções e escolhi Milímetro de Daniela Araújo. Além da música e interpretação da cantora, as imagens e o contexto do clipe chamam a atenção, sendo superior aos outros candidatos.
- Melhor Música: “Novo” by Leonardo Gonçalves
Não é de hoje que Leonardo Gonçalves tem feito sucesso com suas canções. Em Novo, Leonardo apresenta uma canção baseada no Salmo 121.1. Sua interpretação dá o diferencial na canção de melodia forte. Muitas poderiam ser a melhor música, mas Novo de Leonardo Gonçalves leva meu voto.
- Melhor Ministério: Ministério Declararei
Dentre os indicados, poucos me chamaram a atenção. Poderia escolher uns quatro, mas já que é apenas um, fico com a galera de Brasília/DF. O Ministério Declararei tem três CDs gravados, sendo Jesus é o Senhor o atual trabalho lançado pela CanZion Brasil. Além de excelentes músicas e ministrações, o grupo tem o objetivo de aliar “adoração e missões” sendo que parte da venda dos CDs é destinada ao projeto Água Viva Para o Sertão, dirigido pelo Missionário Eliezer Neto
- Melhor Grupo: DiscoPraise
A banda de Brasília/DF dispensa comentários. Com o excelente projeto Como se não houvesse amanhã, a banda busca sair dos modismos e inova a cada projeto e videoclipes. São sempre muito atenciosos com a mídia e com seus admiradores através de show ou redes sociais e estão sempre buscando novas formas de apresentar o Evangelho.
- Melhor DVD/Blu-ray: “Eletroacústico 3” by Paulo César Baruk
Infelizmente, não tive acesso a alguns projetos, porém, dentre os que recebi, alguns me chamaram a atenção, mas escolhi o DVD Eletroacústico 3 do Paulo César Baruk por fechar com chave de ouro a trilogia da série, mostrando um amadurecimento em relação a seus outros DVDs. As imagens gravadas na Igreja Bíblica da Paz em São Paulo/SP no dia 11/11/11 mostram dinamismo e capturam os momentos de alegria e adoração do evento.
- Melhor CD Pentecostal: “Meu Milagre” by Jozyanne
Em seu primeiro projeto fora da gravadora que a revelou, Jozyanne supera as minhas expectativas com seu consistente CD Meu Milagre. A produção muito bem realizada e não deixa o projeto enjoado. O projeto gráfico também chama a atenção, trazendo mais luxo para o CD.
- Melhor CD: “Sol da Justiça” by Diante do Trono
Vários CDs poderiam ser escolhidos, porém Sol da Justiça marca o recomeço do Diante do Trono, agora em uma nova fase, sem os instrumentos de sopro e cordas, com uma nova equipe de backing-vocals e uma roupagem mais pop. As canções trazem mensagens de exaltação, adoração e anseio por Deus, além das versões que foram incluídas neste projeto dentre elas Me Ama (How He loves us).
- Melhor Cantora: Daniela Araújo
Atualmente, Daniela é a cantora da vez. Sua doce voz e forte interpretação aliada a canções que saem do modismo gospel que ouvimos com tanta frequência, fazem de Daniela atualmente e dentre as opções apresentadas, a melhor cantora.
- Melhor Cantor: Hélvio Sodré
Brasília realmente é um celeiro! Quem nunca ouviu Hélvio Sodré, está perdendo o som e música de qualidade. O cantor faz parte da nova safra de músicos e apresenta canções que pregam a verdade em um bom rock alternativo. Suas letras são profundas e nos levam à reflexão do amor e graça do Pai. Um cantor completo.
- Pra Curtir: Bruno Branco
O cantor mineiro apresenta um projeto que fala dos conflitos dos jovens através de uma visão na palavra. Seu som acústico nos mostra um excelente trabalho e suas letras nos levam a uma reflexão. Vale a pena curtir.

Guilherme Gonçalves: Idealizador do Portal Filhos do Rei

- Revelação: André e Felipe
A música gospel mergulhou com tudo em um estilo musical pouco estimulado no gênero. O grande destaque vai para a dupla André e Felipe que trouxe, principalmente para o sul do país, o sertanejo universitário gospel. A dupla em pouco tempo alcançou as primeiras colocações nas rádios cristãs, sendo uma das mais pedidas.
- Melhor Video Clipe: “Meu milagre” by Jozyanne
Um clipe perfeitamente dirigido por Bruno Fioravanti que narrou o testemunho de Dayan de Alencar. Foi um dos poucos clipes que me emocionaram este ano. Muito difícil encontrar algo parecido com os demais, uma escolha certeira do diretor. Muito bem narrado e as cenas estão em total equilíbrio com a letra da canção.
- Melhor Música: “Me ama” by Diante do Trono
Uma interpretação digna de premiação. A canção é uma versão da original How He Love us na voz do Jesus Culture. Os arranjos não sofreram grandes alterações da original, porém foi surpreendente como a versão em português ganhou sentido muito próximo ao da original. Me Ama é uma grande concorrente nesta categoria.
- Melhor Ministério: Ministério de Louvor Diante do Trono
Após 15 anos, o Ministério de Louvor Diante do Trono continua sendo um dos favoritos a qualquer indicação quando se fala em qualidade musical.
Um ministério maduro e que ganhou grande popularidade com o passar do ano. Com tanta qualidade musical, é claro que em 2012 não poderia ser diferente.
- Melhor Grupo: Voices
Parece que chegou ao fim um grande capitulo da musica gospel. O Grupo Voices chegou ao fim lançando um trabalho como uma espécie de despedida com qualidade musical que acaba surpreendendo a todos. O CD Para Sempre ganhou destaque em todo o Brasil e coloca o grupo como o melhor.
- Melhor DVD/Blu-ray: “Glória in Rio” by Fernanda Brum
Uma grande inovação. A gravação de um DVD gospel em uma comunidade não pacificada no Rio de Janeiro marcou de vez a carreira de Fernanda Brum e a música gospel brasileira. Glória in Rio trouxe uma nova visão e uma excelente edição de imagens.
- Melhor CD Pentecostal - “Louve e adore” by Michelle Nascimento
Uma categoria onde é difícil eleger apenas um. Porém, Michelle lança um álbum incrível no gênero na qual domina. Em seu primeiro disco pela MK Music, ela conseguiu mostrar sua raiz pentecostal e adquirindo grande destaque pelo Brasil.
- Melhor CD: "Glória e Honra” by Nívea Soares
Glória e Honra possui uma das mais belas sequências em música. Nívea Soares escolheu de forma certeira todo o repertório do álbum e quem ouve não consegue definir apenas uma canção como favorita. Nívea Soares apresenta toda sua potência musical em arranjos de tirar o fôlego.
- Melhor Cantora: Aline Barros
É incrível como Aline Barros interpreta suas canções, com tons incomparáveis e é uma grande concorrente na categoria. A cantora mostrou mais uma vez a que veio na gravação do DVD especial em comemoração aos 20 anos de ministério.
- Melhor Cantor: Jotta A
Não é que o pequeno garotinho ganhou destaque inclusive em mídia internacional? O talento de Jotta A surpreende e merece esta premiação.
- Pra Curtir: Não opinou


(Texto de abertura by Rogério de Oliveira)

Nenhum comentário: