quinta-feira, 30 de julho de 2009

Nova data para o Apocalipse: 2012?


A maioria das gerações que já passou pelo nosso planeta conviveu com apocalipses. Datas fatais nunca faltaram e, por ignorância ou ingenuidade, parte destas gerações acabou por acreditar nas previsões e saiu vendendo bens, isolando-se das pessoas, modificando hábitos, enfim, vivendo a espera certa pelo fim.
Como podemos testemunhar, o mundo não acabou. E mesmo com as frustrações históricas resultantes das previsões erradas, novas datas continuam a surgir. A mais recente, atual, que está na moda, é 2012. O burburinho sobre esta data cresce dia a dia. Nos mais variados ambientes se fala sobre 2012, seja por brincadeira, por credulidade ou por mera especulação.
O "fundamento" para 2012 é justificado pelo antigo calendário dos maias. É neste ano, 2012, que se encerrará um dos ciclos dos maias, população indígena que ainda hoje vive nas regiões da América Central. No apogeu de sua civilização, eles acreditavam que o nosso planeta já tinha vivido várias eras, cada uma durando 5126 anos. Segundo o cálculo de alguns, a era em que vivemos teria se iniciado em 3114 a.C., terminando, portanto, no ano de 2012.
De carona com a profecia, a indústria que se alimenta do tema, não pára de faturar. "Fim do mundo" e "calendário maia" são temas centrais de seis livros vendidos atualmente em nosso país. Comunidades com média de 15.000 pessoas, no Orkut, separam espaço e tempo para o assunto. Filmes e programas exploram o tema. Por fim, religiosos das mais diferentes denominações demonstram algum tipo de inquietação com o tema.
A ligação entre calendário maia e Apocalipse surgiu em 1987, através da publicação do livro Fator Maia, de José Arguelles, onde ele faz interpretações das previsões dos escritos maias. Devido ao estrondoso sucesso do livro, Arguelles conseguiu reunir milhares de pessoas em encontros regulares, chamados de Convergência Harmônica, onde anunciava a chegada de uma nova era. Foi dele também a criação do horóscopo Maia, que diz poder aproximar o homem de sua essência. No Brasil, a versão pop do calendário maia criada por Arguelles foi traduzida como Calendário da Paz, virando assunto de cursos e palestras, pagas, que "asseguram" pleno acesso à quarta dimensão.
Como será o fim em 2012? Existem controvérsias entre os que acreditam. As opções mais difundidas são: o mundo será atacado por alienígenas, o enfraquecimento do campo magnético do planeta levará a extinção da vida, um corpo celeste colidirá com a terra. E por aí vai...
Dois amigos meus, apaixonados por futebol, não vacilaram. O primeiro disse: "Legal, dará tempo de assistir a Copa do Mundo de Futebol na África em 2010!". O segundo lamentou: "Mas infelizmente não teremos a Copa de 2014 no Brasil, que pena!"
Fonte: Edmilson Ferreira Mendes - Guia-me

Nenhum comentário: