segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Onimusic lança sistema inédito contra pirataria


O aumento da pirataria no setor fonográfico tem sido uma preocupação constante na esfera produtiva e cultural da indústria musical e, embora os incentivos e os avanços do governo federal no combate ao comércio ilegal de produtos pirateados, uma nova modalidade deste tipo de crime, em escala de produção industrial, vem assustando os empresários do setor: a clonagem de Cds e DVDs vendidos como originais para lojistas atacadistas e varejistas nos principais centros urbanos e também no interior do país. 

No segmento evangélico, a realidade não é diferente, investigações apontam que do total de CDs e DVDs evangélicos comercializados nas livrarias e lojas especializadas do setor, entre 30% e 40% são de produtos clonados, vendidos aos intermediadores do negócio e repassados como originais ao consumidor final. 

Foi pensando em uma forma de minimizar o problema que Nelson Tristão, diretor Onimusic, desenvolveu um sistema de monitoramento de produto que permite aos lojistas e consumidor final identificar se o produto adquirido em um estabelecimento comercial é original e também denunciar onde o produto foi adquirido, caso se constate que o mesmo é falsificado. A denúncia pode ser identificada ou anônima. 

O executivo da Onimusic conta que o sistema “monitora” foi desenvolvido porque foi descoberto que um grupo de falsificadores de cds e dvds passou a fabricar produtos “clonados”, ou seja, produzir cds e dvds usando o mesmo processo de fabricação industrial legal, porém de forma clandestina e ilegal que, posteriormente, fazendo-se passar por atacadistas que compravam grandes quantidades das gravadoras, ofereciam os produtos clonados no mercado ludibriando alguns lojistas que os adquiriam sem saber a gravidade do delito que estavam cometendo. Em outros casos ficou constatado que alguns atacadistas sem ética e sem compromisso com a verdade, mesmo sabendo ou desconfiando do fato, fizeram vistas grossas e passaram a distribuir os produtos falsificados aos seus clientes varejistas. As gravadoras estão investigando, e a Onimusic alerta a todos os lojistas e consumidores para o golpe do produto clonado e os riscos de se adquirir um material assim. 

A partir do cd “Teus Sonhos”, de Fernandinho, já é possível verificar a autenticidade do produto tanto para lojistas como para o consumidor final. O sistema é bem simples, é só acessar o site www.onimusic.com.br clicar em monitoramento de produto, seguir os passos indicados e receber imediatamente a resposta via e-mail. O sistema permite que lojistas e consumidores validem o produto.

Usuários finais do produto e profissionais que trabalham na área testaram e aprovaram o novo sistema que chega com a proposta de combater a pirataria e ajudar os autores das músicas e seus ministérios a viverem dignamente do fruto de seus trabalhos. 

Cd original e clonado aprenda a identificar um e outro. Assista ao vídeo com a reportagem Aqui

Confira nas fotos as principais diferenças entre um cd original e clonado.






Fonte: Noticias DT (Cristina Lopes) e Assessoria Onimusic

Nenhum comentário: