segunda-feira, 1 de abril de 2013

14º Congresso de Louvor e Adoração Diante do Trono com gravação do novo disco - Renovo




Realizado anualmente na cidade de Belo Horizonte, o Congresso de Louvor e Adoração Diante do Trono mais uma vez levou milhares de pessoas para a ExpoMinas, sendo cerca de dez mil congressistas. Foram três dias, no Expo Minas, com o tema “Adoração e Transformação”, tendo vários preletores, shows, polêmicas e novidades.

O evento deu-se início na quinta-feira, 28 de março, tendo a chegada de congressistas de todo o Brasil, tanto individualmente e com caravanas. Com uma oração do pastor Márcio Valadão e da pastora e cantora Ana Paula Valadão, foi iniciada a primeira noite do congresso. A banda Diante do Trono, juntamente com a artista cantou várias canções, em maioria integrantes do álbum “Sol da Justiça”, lançado em 2011.

A primeira preletora da noite foi Cindy Jacobs, que pregou sobre perdão e união do povo de Deus, relatando também experiências pessoais. Após isto, uma ministração do Diante do Trono encerrou a noite.

No dia seguinte, pela manhã, várias novidades foram apresentadas, dentre elas o disco de ouro ao álbum “Davi”, do projeto Crianças Diante do Trono, e de platina ao CD e DVD “Creio”, ambos com venda superior à 100 mil cópias e entregue ao grupo através da Coordenadora Artística da Som Livre, Renata Cenízio.

O grupo mineiro ainda fez uma apresentação, e John Mulinde, um dos preletores ministrou uma palavra sobre a transformação na vida humana através do amor de Deus. Também esteve no evento Asaph Borba e Adhemar de Campos. Durante a tarde, Ana Nóbrega deu prosseguimento ao congresso, apresentando canções de seu novo trabalho em carreira solo, “Nada Temerei” lançado em fevereiro deste ano.

Um ponto negativo é que, enquanto Nóbrega se apresentava, já formava-se uma fila para a gravação do álbum Renovo, e tal fila, de certa forma desorganizada gerou atritos entre congressistas e até representantes de mídia, causando baixaria e confusão. Em contrapartida, o uso das pulseiras coloridas ajudaram na entrada do congresso, praticamente tranquila em todos os dias, segundo vários congressistas.

Durante a noite foi ocorrida a bem sucedida, e ao mesmo tempo conturbada gravação do álbum Renovo, que conterá alguns dos maiores sucessos da banda Diante do Tronos numa vibe pop rock norte-americana.

Durante a apresentação, a cantora Ana Paula Valadão passou a ter problemas com a voz, não desafinando, mas falhando. A artista reconheceu o problema, e anunciou, ali ao público que tudo continuaria normalmente. O ponto alto foi a canção “Nos Braços do Pai” num dueto entre o músico Rodrigo Campos e Ana Paula. Porém, a voz de Valadão falhou extremamente, e a pastora Ezenete interviu, fazendo uma ministração, enquanto a vocalista estava ao fundo, orando com Cindy Jacobs. No fim, mostrou-se, apesar das falhas uma das melhores gravações do Diante do Trono ali.

Contudo, a falta de Guilherme Fares na gravação estranhou a todos, não só durante a gravação, como em quase todo o congresso. Naquele momento, existiam várias as especulações acerca de sua falta, principalmente porque o músico havia participado dos ensaios para a gravação.

O sábado e último dia foi o mais importante do congresso, isto porque foi o dia em que Ana Paula Valadão anunciou os próximos rumos e projetos da banda em que atua, principalmente a respeito do misterioso e futuro DT16. Pela manhã, Israel Salazar conduziu o evento, abusando um pouco dos vocais, porém fazendo uma apresentação agradável. Com participação da Gateway Worship e, logo em seguida uma pregação de John Mulinde, Cindy Jacobs. Ainda, houve a participação de Bethany Stephens, autora da versão original de “Eu Canto”.

Na tarde, ocorreu um ensaio aberto, conduzido pelo produtor musical e arranjador do Diante do Trono Vinícius Bruno, também tecladista do conjunto, explicando a proposta musical do grupo e como são feitos os arranjos. A seguir, Rodrigo Campos, Ana Nóbrega, e os pastores Robert Quintana e o Walker Beach realizaram um bate-papo sobre os desafios no ministério de louvor.

Durante a noite, nas últimas apresentações da banda, as especulações sobre a não-presença Guilherme Fares ainda estavam em alta, tanto no congresso quanto fora deste. Usando as redes sociais, Fares demonstrou descontentamento com as especulações e acusações a seu respeito. Quando menos esperado, o cantor apareceu no palco, cantando “Grande Deus” com o cabelo raspado e sendo abraçado por todos os vocais da banda. Durante uma rápida ministração que fez, deixou claro que não importava seu passado e as acusações ao seu respeito.

Nos últimos momentos, uns dos mais aguardados do evento, o pastor Siralan, de Juazeiro do Norte (Ceará) subiu ao palco para testemunhar missões bem sucedidas no município, e também falando um pouco mais do sertão nordestino e suas mazelas. “O sertão nordestino é o maior desafio da igreja brasileira. Ali vivem pessoas preocupadas apenas com a provisão, eles vivem na esperança por uma gota d’agua em sua terra. Temos muito o que aprender com o sertão. Desafio aos empresários para nos ajudar a mudar a realidade nordestina. Tem gente morrendo, precisamos da sua ajuda. Mais de 370 mil cabeças de gado já morreram neste ano. Juazeiro cresceu 157% em seu PIB; é o maior fenômeno da história do nordeste brasileiro. Isso porque o povo se humilhou naquele lugar, se arrependeu de seus maus caminhos, foram lágrimas de missionários e pastores”.

Através da oração do pastor, que clamava por água em vez de bens financeiros, grande parte do público caiu em lágrimas. Curiosamente ou não, após as orações a cidade de Juazeiro do Norte e muitas outras da região nordeste receberam muita chuva.

O Diante do Trono não possui ainda uma cidade confirmada para a gravação. A única certeza, segundo Ana Paula Valadão é de que a cidade que será palco do décimo sexto álbum localiza-se no sertão nordestino, e que o foco da banda nos próximos anos será tal região para gravações e evangelização. Mais detalhes podem ser dados em breve. O tema do décimo sexto congresso será Adoração e Intercessão, e provavelmente ocorrerá em março de 2015, como de costume. 

Por Tiago Abreu para o Super Gospel

Nenhum comentário: