sexta-feira, 19 de abril de 2013

Entrevista: Lorena Chaves - Conheça a nova integrante da Som Livre




A nova contratada da gravadora Som LivreLorena Chaves, concedeu uma entrevista exclusiva para o Blog Adoradores. Lorena, residente em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, é cristã e conta um pouco sobre suas influências musicais, amigos, e como foi parar na Som Livre. E no final faz um convite especial para o dia 25 de Abril, confiram:


Blog Adoradores: Sabemos que vai lançar seu novo CD dia 25 de Abril, nos conte como foi a produção dele, algo que te marcou e não pode deixar de compartilhar.

Lo Chaves: Desde pequena eu sonhava em ter um disco com músicas minhas. Recebi o convite da Som Livre e eles me deram liberdade pra fazer o meu som do jeito que eu queria. Eu já tinha um produtor em mente há muito tempo, o Thiago Corrêa. Sempre fui fã dele e da maneira com que constrói a música e lida com ela. Acho que conseguimos misturar ritmos, timbres e sonoridades que queríamos. Quando havíamos terminado de gravar as baterias, eu compus a "À Procura de um Par" e mostrei pro Thiago. Na hora ele não deu muita bola, foi até engraçado. Mas aí eu disse: "Cara, essa música ficou boa! Acho que devemos gravá-la. Rola uma onda meio pop e a levada é gostosa." E gravamos! No fim das contas ele não parava de dizer "Ainda bem que gravamos essa! Dá vontade de ouvir várias vezes.

Blog Adoradores: Você é compositora, quais os seus referenciais musicais brasileiros e internacionais?

Lo Chaves: Como compositora eu não saberia dizer. Mas com certeza, a gente tem influências na forma de escrita. Agora, harmonicamente falando, tudo o que ouço e gosto se tornam uma influência. Pra esse disco, acho que tem um pouquinho de Los Hermanos, Beirut, Ney Matogrosso, Rita Lee, Marisa Monte, e bandas de amigos que sou muito fã, como Transmissor e Palavrantiga. É até difícil falar de referência, já que ouço tantas coisas diferentes e gosto de tudo.

Blog Adoradores: E conte-nos um pouco dessa parceria na composição com a Marcela Vale e Marcos Almeida (Palavrantiga):

Lo Chaves: Eu estava em uma conferência em Vila Velha em Julho de 2011, e fiquei hospedada na casa do Marcos. Num dia à tarde que eu e Marcela estávamos conversando e me veio a idéia de fazer uma música que falava de carta e de como é importante o conteúdo de uma carta, que muda o semblante das pessoas. Antigamente, sem fax, sem internet, sem telefone, as pessoas apaixonadas esperavam ansiosamente pelas cartas dos seus amantes que iam pras guerras, pra saber das boas notícias, pra aliviar a tensão, pra matar saudade. Enfim, somos cartas vivas responsáveis por levar esperança ao mundo. Eu e Marcela começamos a escrever sobre isso, e o Marcos chegou mais tarde e nós o chamamos pra compor com a gente. E gostei bastante do resultado! A vontade de fazer parcerias como essa, só aumentou. 

Blog Adoradores: Em seu site (www.lorenachaves.com) você diz: “Nunca consegui definir um gênero pro meu trabalho, eu sempre gostei de passear por muitas ondas, ritmos e temas. Sempre pensei em gravar um disco que fosse prazeroso de ouvir.” Estão aparecendo muitos cantores que se definem do mesmo modo, você acredita que a música cristã está sofrendo uma reformulação, abrindo novos ritmos antes pouco explorado?

Lo Chaves: Não. Na verdade, eu nem faço essa divisão. Acho que somos todos diferentes e nos expressamos diferentemente uns dos outros. Eu sei que estou sendo sincera na minha forma de compor, nas melodias e nas letras. Cresci ouvindo bastante coisa. Minha mãe sempre gostou de MPB, pop rock e meu pai de sertanejo raiz. Pensa nessa mistura! A gente vai amadurecendo o gosto com o passar dos anos, descobrindo coisas novas, coisas antigas e vai se descobrindo no meio disso. A arte não tem limite! O lance é explorá-la ao máximo e ser sincero com você mesmo. Eu faço música sem pretensão.  

Blog Adoradores: Som Livre, como aconteceu essa parceria?

Lo Chaves: O meu querido amigo Alex Passos foi a um show meu no início de 2012. Ficou a semana toda dizendo que eu precisava gravar um disco o quanto antes. Mas na época eu estava em outra onda, querendo viajar, fazer um curso e foi ele quem deu este pontapé inicial. Conheci o querido Jurandir Junior que abraçou o trabalho e me apresentou pra Som Livre. Fizemos um pocket show em BH com a presença de alguns diretores da gravadora e logo depois recebi o convite pra gravar o disco e assinar um contrato com eles.

Blog Adoradores: O que você espera depois do lançamento dia 25 de Abril no teatro Bradesco em BH?

Lo Chaves: Espero o que todo artista espera: tocar pelo mundo (risos)! 

Jogo rápido:

Lorena Chaves: Uma pessoa em constante transformação.
Deus: O único capaz de transformar a morte em vida.
Futuro: Resultado do que escolho viver hoje
Uma música: Toda a Trilha sonora do filme "Amelie Poulain"
Um versículo: "Da mesma forma, o Senhor ordenou àqueles que pregam o evangelho, que vivam do evangelho." 1 Coríntios 9:14
Um sonho: Viver o que prego até o dia que eu não puder mais.
 
Blog Adoradores: Agradecemos a sua atenção, e disponibilidade, deixe um recado para os nossos leitores que a partir de agora poderão conhecer melhor o seu trabalho:

Lo Chaves: Primeiramente obrigada pela oportunidade! Sempre um prazer poder falar deste trabalho que é a realização de um sonho de infância. Estão todos convidados a conferirem o lançamento do meu primeiro disco que acontecerá no dia 25 de Abril, às 21h no Teatro Bradesco em BH! Beijão pra vocês e até lá!

 Veja uma de suas músicas: 


Nenhum comentário: